Um dos modelos mais curiosos e raros da história da Volkswagen está em exibição no Brasil: o Fusca automático, fabricado em 1970 na Alemanha. O exemplar, que conta com câmbio automático original de fábrica, está em exposição temporária no Complexo Dream Car, em São Roque (SP), em comemoração ao Dia Mundial do Fusca, celebrado em 22 de junho.

Foto: Freepik.
Por que esse Fusca é tão especial?
- Foi um dos primeiros carros populares com câmbio automático no Brasil.
- Fabricado para o mercado europeu, o modelo traz detalhes únicos, como vidros maiores, pisca-alerta, retrovisor direito e bocal externo do tanque, itens que só chegariam mais tarde ao Fusca nacional.
- O câmbio, chamado de Automatic Stick Shift, elimina o pedal de embreagem e conta com três marchas à frente, operadas por uma alavanca convencional, mas com funcionamento automatizado.
Ficha técnica do modelo exposto
- Ano: 1970
- Motor: 1.500 cm³, 4 cilindros, refrigerado a ar
- Potência: 52 cv
- Torque: 10,3 kgfm
- Cor: Azul Diamante
- Origem: Alemanha
- Proprietário: Marcio Guerino, de Cotia (SP)
O modelo foi encontrado em Lima, no Peru, e importado para o Brasil em 2024. Após um leve retoque na pintura, passou a integrar o acervo do museu, que conta com mais de 160 veículos antigos.
Com informações do Garagem 360.