
Os veículos vendidos no Brasil passarão a contar com sistema de frenagem automática obrigatória a partir de 1º de janeiro de 2029, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece a adoção de tecnologias avançadas de assistência ao motorista em todos os automóveis produzidos ou importados no país.
A medida integra a implementação dos chamados sistemas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que incluem recursos como frenagem automática de emergência, capazes de identificar riscos de colisão e acionar os freios sem intervenção do condutor quando necessário.
De acordo com a regulamentação, os novos projetos de veículos já deverão atender às exigências técnicas a partir de 2026, em um processo de adaptação gradual até a obrigatoriedade total em 2029.
Paralelamente à nova exigência, pesquisadores, universidades, institutos de pesquisa e empresas do setor automotivo desenvolvem no Brasil um sensor nacional de radar que será utilizado nesses sistemas de frenagem automática. O objetivo é viabilizar a tecnologia no país e reduzir a dependência de soluções importadas.
O projeto envolve parcerias entre o setor produtivo e instituições acadêmicas, além de investimentos em inovação para adequação da indústria automotiva brasileira às novas normas de segurança viária.
Fonte: Terra



