Carros no Brasil terão frenagem automática obrigatória a partir de 2029 com novo sistema nacional

0
34

Os veículos vendidos no Brasil passarão a contar com sistema de frenagem automática obrigatória a partir de 1º de janeiro de 2029, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece a adoção de tecnologias avançadas de assistência ao motorista em todos os automóveis produzidos ou importados no país.

A medida integra a implementação dos chamados sistemas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que incluem recursos como frenagem automática de emergência, capazes de identificar riscos de colisão e acionar os freios sem intervenção do condutor quando necessário.

De acordo com a regulamentação, os novos projetos de veículos já deverão atender às exigências técnicas a partir de 2026, em um processo de adaptação gradual até a obrigatoriedade total em 2029.

Paralelamente à nova exigência, pesquisadores, universidades, institutos de pesquisa e empresas do setor automotivo desenvolvem no Brasil um sensor nacional de radar que será utilizado nesses sistemas de frenagem automática. O objetivo é viabilizar a tecnologia no país e reduzir a dependência de soluções importadas.

O projeto envolve parcerias entre o setor produtivo e instituições acadêmicas, além de investimentos em inovação para adequação da indústria automotiva brasileira às novas normas de segurança viária.

Fonte: Terra

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here