O setor automotivo brasileiro encerrou 2024 em alta, com crescimento de 14,02% nas vendas de automóveis e comerciais leves. Segundo dados da Fenabrave, foram emplacados 2.484.740 veículos, um salto expressivo em relação a 2023.

Foto: Divulgação.
Entre os 30 modelos mais vendidos, 20 superaram o desempenho do ano anterior, e 11 deles cresceram acima da média do mercado. Dois modelos chamaram atenção especial: o Caoa Chery Tiggo 7 e o BYD Song, que registraram avanços impressionantes e se consolidaram como destaques do ano.
Destaques do ano
- Caoa Chery Tiggo 7: saltou de menos de 7 mil unidades em 2023 para 30.896 em 2024, um crescimento de 386,62%. O sucesso foi impulsionado pela versão Sport, com preço competitivo no segmento de SUVs compactos.
- BYD Song: cresceu 261,05%, totalizando 27.689 unidades. A chegada do Song Pro, com preço abaixo de R$ 200 mil, foi decisiva para o desempenho.
Crescimentos acima da média
- Fiat Argo: +36,6%
- VW Polo: +25,98%
- Hyundai HB20S e VW T-Cross: avanços significativos.
- VW Saveiro: +22,28% após reestilização.
- Fiat Strada: manteve a liderança com 144.684 unidades, crescendo 19,96%.
Modelos abaixo da média
- Jeep Renegade: +13,73%
- Toyota Corolla Cross: +13,6%
- Hyundai HB20: crescimento tímido de 9,19%, apesar de ser o quarto mais vendido.
- Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e VW Nivus: entre 4% e 8%.
- Fiat Toro e Honda HR-V: também abaixo da média.
Fora do top 30, mas relevantes
- RAM Rampage: 23.610 unidades.
- GWM Haval H6: 22.892 unidades. Ambos lançados em 2023, mostraram força em 2024.
Ranking dos 30 mais vendidos em 2024
| Posição | Modelo | Unidades |
|---|---|---|
| 1º | Fiat Strada | 144.684 |
| 2º | VW Polo | 140.177 |
| 3º | Chevrolet Onix | 97.503 |
| 4º | Hyundai HB20 | 97.079 |
| 5º | Fiat Argo | 91.139 |
| 6º | VW T-Cross | 83.990 |
| 7º | Chevrolet Tracker | 69.431 |
| 8º | Hyundai Creta | 69.116 |
| 9º | Fiat Mobi | 67.382 |
| 10º | Nissan Kicks | 60.455 |
| 11º | Chevrolet Onix Plus | 59.960 |
| 12º | Renault Kwid | 57.241 |
| 13º | VW Saveiro | 56.984 |
| 14º | VW Nivus | 55.924 |
| 15º | Jeep Renegade | 53.896 |
| 16º | Fiat Toro | 53.856 |
| 17º | Honda HR-V | 50.375 |
| 18º | Jeep Compass | 50.055 |
| 19º | Toyota Hilux | 50.010 |
| 20º | Fiat Fastback | 48.246 |
| 21º | Toyota Corolla Cross | 47.796 |
| 22º | Fiat Cronos | 44.392 |
| 23º | Fiat Pulse | 39.079 |
| 24º | Toyota Corolla | 37.669 |
| 25º | Hyundai HB20S | 37.337 |
| 26º | VW Virtus | 32.366 |
| 27º | Ford Ranger | 31.860 |
| 28º | Caoa Chery Tiggo 7 | 30.896 |
| 29º | Chevrolet Montana | 27.724 |
| 30º | BYD Song | 27.689 |
Conclusão
O ano de 2024 foi marcado por crescimento sólido e novos protagonistas. Modelos como Tiggo 7 e Song mostraram que há espaço para marcas emergentes e para a eletrificação no mercado brasileiro. Embora alguns veículos tenham crescido abaixo da média, o setor como um todo segue otimista, com expectativa de novos lançamentos e estratégias para manter o ritmo em 2025.
Com informações do News Motor.




