Após sete anos de ausência, o Salão do Automóvel volta a movimentar o setor automotivo brasileiro com números expressivos: são 25 marcas confirmadas, mais de 300 veículos expostos e expectativa de atrair 700 mil visitantes ao Distrito Anhembi, em São Paulo, entre os dias 22 e 30 de novembro.

Foto: Divulgação.
A edição da “Revolução”
Organizado pela RX, o evento chega à sua 31ª edição e já é considerado histórico. Segundo Igor Calvet, presidente da Anfavea, esta é a edição com o maior número de marcas participantes em mais de seis décadas. O Salão 2025 não é apenas uma exposição, mas um verdadeiro campo de batalha entre montadoras tradicionais e novas marcas asiáticas, em meio à eletrificação acelerada da frota nacional.
Gigantes tradicionais e novos lançamentos
Entre os destaques das marcas já consolidadas no Brasil:
- Fiat: apresenta um conceito inédito e o aguardado Abarth 600e Scorpionissima, SUV elétrico esportivo.
- Toyota: aposta no Yaris Cross, SUV compacto híbrido flex, além de Hilux e Corolla.
- Jeep: revela o Avenger, novo SUV compacto posicionado abaixo do Renegade.
- Honda: mostra o recém-lançado WR-V e o esportivo Civic Type R.
- Renault: aposta no Boreal R Pass e na picape conceito Niagara.
- Citroën: apresenta o Basalt Dark.
- Hyundai: exibe o esportivo Creta N Line.
- Kia: reforça sua linha elétrica com os EV5 e EV9.
A invasão das chinesas
O grande diferencial desta edição é a presença maciça das novas marcas asiáticas:
- BYD: já consolidada como a oitava marca mais vendida, traz novidades da picape Shark, voltada ao agronegócio.
- GWM: aposta na robusta Poer P30 e no SUV de luxo Wey 07.
- Caoa Changan: estreia oficial com três SUVs, incluindo o futurista Avatr 11.
- Geely: retorna ao Brasil em parceria com a Renault, exibindo o elétrico EX2, um dos mais baratos do segmento.
- Leapmotor: sob tutela da Stellantis, apresenta os SUVs C10 e B10.
- Lecar: autointitulada “Tesla brasileira”, promete surpreender com o Lecar 459, SUV híbrido-flex nacional.
Ausências sentidas
Apesar da diversidade, algumas gigantes optaram por não participar. Volkswagen, Chevrolet, Ford e Nissan não terão estandes no evento. O segmento premium também ficará desfalcado, sem a presença oficial de Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volvo.
Duas rodas e charme extra
No setor de motos, a Suzuki deve focar em motocicletas e quadriciclos, com expectativa de revelar o e-Vitara elétrico. Já a icônica Vespa garante o charme das scooters italianas.
Com informações do Garagem 360.




