SUVs gastam mais freio e pneu? Entenda o motivo e veja 3 dicas para economizar na manutenção

0
33

Se você comprou um SUV e se assustou com os custos de manutenção, especialmente com o desgaste acelerado de pneus e freios, saiba que não está sozinho. O principal vilão é o peso: SUVs são significativamente mais pesados que sedans e hatches, o que exige mais dos componentes de rodagem e frenagem.

Foto: Divulgação.

Por que o SUV desgasta mais?

  • Peso extra: Um SUV médio pode pesar 300 a 400 kg a mais que um carro comum. Esse peso adicional exige mais esforço dos freios e dos pneus, acelerando o desgaste.
  • Pneus sob pressão: O maior peso “esmaga” os pneus contra o asfalto, gerando mais calor e exigência da borracha. Pneus mal calibrados se deformam mais, gastam combustível e se desgastam nas bordas.
  • Freios sobrecarregados: Para parar um SUV, o sistema de freios precisa gerar mais atrito. Isso aquece os componentes, desgasta as pastilhas mais rápido e pode até empenar os discos.

3 dicas para economizar com freios e pneus no SUV

  1. Calibragem semanal é regra de ouro
    • Pneus com apenas 2 ou 3 libras abaixo do ideal já sofrem desgaste acelerado. Calibre sempre com os pneus frios e siga o manual do fabricante.
  2. Use o freio motor nas descidas
    • Em vez de pisar e soltar o freio constantemente, reduza a marcha (modo “L” ou borboletas no volante). Isso poupa as pastilhas e evita superaquecimento.
  3. Dirija com suavidade e antecipação
    • Evite arrancadas fortes e freadas bruscas. O SUV não é um carro esportivo — quanto mais suave for sua condução, maior será a durabilidade dos componentes.

Conclusão

SUVs oferecem conforto, espaço e presença, mas exigem atenção redobrada na manutenção. Entender que se trata de um veículo mais pesado é essencial para adotar hábitos de direção que preservem pneus, freios e o seu bolso.

Com informações do Garagem 360.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here