Duelo de Titãs: BYD Shark híbrida vs. Ford Ranger V6 Turbodiesel

0
16

O segmento de picapes médias no Brasil pode ganhar um novo competidor de peso. A chinesa BYD apresentou no México a Shark, sua primeira picape híbrida plug-in, cotada para chegar ao mercado brasileiro e até ser produzida localmente. Para medir forças, o modelo foi comparado à já consolidada Ford Ranger V6 Turbodiesel, uma das mais potentes da categoria.

Foto: Divulgação.

Potência e desempenho

A diferença de filosofia motriz é clara. A Ranger V6 aposta na força bruta do motor 3.0 V6 Turbodiesel, com 250 cv e torque robusto de 61,2 kgfm já disponível a 1.750 rpm, aliado a um câmbio automático de 10 marchas.

Já a BYD Shark combina um motor a combustão 1.5 turbo de 194 cv com dois motores elétricos — um dianteiro de 231 cv e outro traseiro de 204 cv. O resultado é uma potência combinada de 480 cv, quase o dobro da rival. O torque estimado gira em torno de 70 kgfm, superando ligeiramente a Ranger.

Consumo e autonomia

Na eficiência, a Shark leva vantagem. O modelo promete autonomia combinada de 840 km, com a possibilidade de rodar até 100 km apenas no modo elétrico, ideal para uso urbano.

A Ranger, por sua vez, apresenta médias oficiais de 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Com tanque de 80 litros, alcança até 816 km em rodovias.

Dimensões e capacidade

Apesar de dimensões semelhantes, o uso prático revela diferenças:

  • Shark: comprimento de 5,46 m, caçamba de 1.400 litros e capacidade de reboque de 2.500 kg.
  • Ranger: comprimento de 5,37 m, caçamba de 1.250 litros e capacidade de reboque superior, de 3.100 kg.

No off-road, a Ranger também se destaca com maior vão livre do solo (23 cm contra 21 cm da Shark) e melhor ângulo de saída (26° contra 19,3°).

Tecnologia de bordo

Ambas apostam em tecnologia, mas com enfoques distintos:

  • Ford Ranger: telas grandes (painel digital de 12,4″ e multimídia vertical de 12″), além de sistemas de segurança como frenagem automática e monitoramento de ponto cego.
  • BYD Shark: conectividade avançada, com painel LCD de 10,25″, multimídia giratória de 10,8″, Head-Up Display e Wi-Fi 5G com assistente virtual por voz (“Hi BYD”).

Preços

  • Ford Ranger V6 Limited: R$ 309.990
  • BYD Shark híbrida plug-in: R$ 339.000

Com informações do Garagem 360.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here