O Metrô de São Paulo anunciou que, a partir do fim de semana de 6 para 7 de dezembro, os trens das quatro linhas sob sua gestão passarão a operar em regime 24 horas durante os finais de semana, de sábado para domingo. A medida atende a uma demanda antiga dos usuários que utilizam o transporte até tarde da noite e será testada até fevereiro de 2026.

Foto: Divulgação.
Como será a operação
Durante a madrugada, entre 0h e 4h40, os intervalos entre os trens serão de 20 a 30 minutos, dependendo da demanda. Em alguns trechos da Linha 2-Verde (entre Vila Madalena e Clínicas e entre Sacomã e Vila Prudente), os trens circularão em via singela, nos dois sentidos. Já nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a operação seguirá normalmente pelas duas vias.
No primeiro fim de semana de testes, a Linha 15-Prata não terá atendimento, pois serão realizados ensaios com os novos trens da frota S do monotrilho. O transporte será garantido pelo sistema PAESE.
Bilhetagem e acessibilidade
As cabines de venda de bilhetes não funcionarão durante a madrugada. Passageiros sem cartão de embarque (Bilhete Único ou TOP) poderão adquirir passagens nas máquinas de autoatendimento. Além disso, algumas estações já contam com catracas que aceitam pagamento via cartão de débito e crédito — recurso que será expandido para todas as linhas até o fim de dezembro.
Teste até fevereiro
O período de testes vai até fevereiro de 2026, quando será avaliada a viabilidade de manter a operação estendida em outros períodos do ano. Segundo o Metrô, a quantidade de trens em circulação dependerá da demanda, mas será reduzida em relação ao horário normal.
Com informações do Estadão Mobilidade.




