Detran-PR retira rampa do exame prático de moto e facilita avaliação para CNH A

0
12

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) anunciou uma mudança significativa no exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A. A partir da Portaria 835/2025, publicada oficialmente, a tradicional rampa de equilíbrio será retirada das pistas de avaliação. A medida entrou em vigor no dia 8 de outubro e as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) têm até 90 dias para adaptar suas estruturas.

Foto: Divulgação.

Segundo o presidente do Detran-PR, Santin Roveda, a decisão busca padronizar os exames em conformidade com a Resolução Contran nº 789/2020 e reduzir riscos de acidentes durante a prova. “Essa adequação está alinhada às melhores práticas nacionais e internacionais”, afirmou.

O que muda na prova prática

Apesar da retirada da rampa, o exame continuará exigindo domínio completo da motocicleta. A avaliação seguirá com os seguintes obstáculos:

  • Zigue-zague entre cones (slalom)
  • Equilíbrio na prancha de oito metros
  • Trajeto em formato de “oito” sem invadir faixas
  • Uso correto de freios e sinalização
  • Parada e arranque sem desligar o motor

A habilidade de partida em subida e descida será mantida nos treinamentos realizados nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), de forma segura e controlada.

Repercussão entre candidatos

A mudança foi bem recebida pelos candidatos. Em setembro, o Detran-PR realizou 12.229 exames práticos de moto. Giovana Vincensi, aprovada em Curitiba, comemorou: “Já vi gente cair da moto nesse momento da prova, então acho que foi uma decisão importante, pensando no bem dos alunos.”

Fernando Dimas Freitas dos Santos também celebrou a novidade: “Sabendo que não teria o obstáculo da rampa eu fui mais seguro. Tem pessoas que são mais nervosas, então elas vão poder ficar mais tranquilas para o exame.”

Com a nova regra já sendo aplicada em grande parte das unidades do estado, o exame prático de moto no Paraná se torna mais acessível e seguro, sem perder a exigência técnica necessária para formar condutores preparados.

Com informações do Garagem 360.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here