“Fogo amigo” entre SUVs da Aliança: o que o Nissan Kicks 2026 e o Renault Kardian têm em comum

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A nova geração do Nissan Kicks 2026 chegou ao Brasil com foco em sofisticação e tecnologia, mas por trás da aparência distinta, ele compartilha a mesma espinha dorsal com o Renault Kardian: motor, câmbio e plataforma. Essa estratégia da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi cria uma disputa interna no segmento de SUVs compactos, com dois modelos que são, na prática, “primos de engenharia”.

Foto: Divulgação.

Motor 1.0 turbo: força e eficiência

Ambos os modelos são equipados com o motor 1.0 flex turbo de três cilindros da Aliança, que entrega até 125 cv com etanol e 22,4 kgfm de torque. O propulsor foi premiado como “Motor a Combustão do Ano 2025” pela Autoesporte, destacando-se pela agilidade urbana e economia.

Transmissão automatizada de dupla embreagem

  • Renault Kardian: usa a caixa EDC (Efficient Dual Clutch)
  • Nissan Kicks: utiliza a DCT, com ajustes de software para reduzir o turbolag e refinar a resposta do acelerador

Ambas são banhadas a óleo e oferecem trocas suaves e aproveitamento ideal do torque.

Plataforma CMF-B: base compartilhada

  • Kicks 2026: versão CMF-B High Spec, mesma usada no Juke europeu
  • Kardian: versão RMP, adaptada para o mercado latino-americano

Essa arquitetura modular garante rigidez estrutural, segurança e integração de tecnologias avançadas, além de permitir economia de escala.

Dimensões e foco urbano

  • Entre-eixos: entre 2,60 m e 2,66 m, com bom espaço interno
  • Peso: Kicks é mais pesado (cerca de 1.366 kg), enquanto o Kardian é mais leve e compacto (4,12 m de comprimento)
  • Desempenho urbano: ambos priorizam torque em baixa rotação e consumo eficiente

Identidade versus engenharia

  • Nissan Kicks 2026: aposta em design imponente, painel digital de até 24,6 polegadas e posicionamento premium
  • Renault Kardian: foca em custo-benefício, agilidade e preço de entrada competitivo

Ambos oferecem a mesma base técnica, mas com propostas distintas para públicos diferentes.

Com informações do Garagem 360.

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