A BMW Motorrad anunciou a chegada ao Brasil da nova versão da R 1300 GS equipada com o sistema ASA (Automated Shift Assistant), tecnologia que permite ao piloto alternar entre trocas de marchas automatizadas ou manuais. A novidade estreia em lote limitado e traz como diferencial a cor exclusiva Aurelius Green Metallic “Tramuntana”, além de acabamentos da linha Option 719, voltados ao público premium.

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Com preço inicial de R$ 140,9 mil, a R 1300 GS com ASA passa a integrar a linha de entrada da big trail mais vendida da BMW no país. Até então, o sistema de câmbio automatizado estava disponível apenas na versão Adventure, lançada no início do ano.
Produzida na fábrica da BMW em Manaus (AM) — única planta da marca fora da Alemanha dedicada exclusivamente à produção de motocicletas — a nova versão reforça a estratégia da montadora de oferecer inovação tecnológica no mercado brasileiro. Atualmente, 99% do portfólio da BMW Motorrad vendido no país é fabricado na unidade amazonense.
Como funciona o ASA
O sistema ASA automatiza a embreagem e a troca de marchas, dispensando o uso da alavanca de embreagem. No entanto, mantém o pedal de câmbio ativo, permitindo que o motociclista escolha entre condução automática ou manual, conforme o estilo de pilotagem ou as condições do terreno. A proposta é oferecer uma experiência mais fluida, especialmente em viagens longas ou no uso urbano intenso.
Equipamentos e segurança
Além do ASA, a R 1300 GS continua equipada com um pacote tecnológico robusto, que inclui:
- Suspensão eletrônica com ajuste de altura
- Controle de cruzeiro ativo
- Sistema de aviso de colisão frontal
- Alerta de ponto cego
- Para-brisa com regulagem elétrica
A combinação de conforto, segurança e versatilidade mantém a R 1300 GS como referência no segmento de big trails. A nova versão deve atrair tanto motociclistas experientes quanto colecionadores em busca de exclusividade e desempenho.
Com informações do Estadão Mobilidade.