A Hyundai está em fase avançada de testes com o novo Creta equipado com motor 1.6 turbo flex. A versão bicombustível do propulsor TGDi, até então disponível apenas com gasolina na configuração Ultimate, promete mais desempenho e deve ser lançada oficialmente no Brasil no início de 2026.

Foto: Divulgação.
Motor mais potente e flexível
O motor 1.6 TGDi entrega atualmente 193 cv com gasolina. Com a adaptação para etanol, espera-se um ganho de potência e torque, graças à maior taxa de compressão permitida pelo combustível vegetal. Segundo testes da revista Autoesporte, o modelo a gasolina acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos — tempo que pode ser reduzido com o uso do etanol.
Câmbio DCT permanece
Apesar da mudança mecânica, a transmissão automatizada de dupla embreagem (DCT) com sete marchas será mantida. O sistema, conhecido por trocas rápidas, já gerou polêmica entre consumidores por utilizar embreagens secas, semelhantes às do câmbio Powershift da Ford. A Hyundai, no entanto, aposta na eficiência do conjunto para garantir bom desempenho.
Versão N Line também será beneficiada
Além da Ultimate, a versão esportiva N Line também receberá o novo motor 1.6 turbo flex. Atualmente, essa configuração utiliza o propulsor 1.0 turbo de 120 cv. A mudança promete alinhar o visual arrojado da N Line com uma performance mais robusta.
Resumo das novidades
- Motor: 1.6 TGDi com tecnologia flex
- Versões: Ultimate e N Line
- Lançamento: previsto para o início de 2026
A chegada do novo Hyundai Creta com motor turbo flex marca uma evolução importante na linha, ampliando opções de desempenho e eficiência para o consumidor brasileiro.
Com informações do Garagem 360.