Com mais da metade dos veículos zero quilômetro vendidos no Brasil equipados com câmbio automático, entender o funcionamento correto desse sistema é essencial — especialmente a função “N”, de neutro. Embora pareça simples, o uso inadequado pode causar desgaste, comprometer a eficiência e até gerar riscos à segurança.

Foto: Divulgação.
O que a posição ‘N’ realmente faz
A posição “N” desacopla o motor das rodas, permitindo que o carro seja empurrado ou rebocado com o motor desligado. Diferente do câmbio manual, ela não deve ser usada em paradas rápidas, como semáforos. Para arrancar com agilidade, o ideal é manter o câmbio em “D” e o pé no freio.
Uso urbano e eficiência energética
No trânsito intenso, alternar para “N” nos semáforos pode parecer uma boa ideia, mas não traz benefícios práticos. Manter o carro em “D” evita reengates desnecessários e preserva o sistema de transmissão.
5 dicas que a autoescola não ensina
- Nunca engate R ou P com o carro em movimento Espere a parada total para evitar danos às engrenagens.
- Use o N apenas para reboques leves ou manobras com o motor desligado Sempre respeite os limites do fabricante e utilize equipamentos adequados.
- Não tente ligar no tranco Mesmo que alguns modelos permitam, o risco de quebrar componentes é alto. Prefira a tradicional chupeta.
- Evite controlar descidas com o acelerador Use o freio para manter o carro parado, preservando o motor e o conversor de torque.
- Trancos nas trocas? Procure manutenção Verifique o fluido da transmissão e antecipe revisões em condições severas de uso.
Sinais de alerta e manutenção
Trocas ásperas, atrasos ou vibrações são sinais de que algo está errado. Consulte o manual do proprietário para saber o intervalo ideal de troca de fluido e mantenha a manutenção em dia para garantir durabilidade e dirigibilidade.
Com informações do News Motor.