Por Emerson Pereira – Foto Divulgação
A Volkswagen do Brasil alcançou um marco histórico: 26 milhões de veículos produzidos ao longo de 72 anos de atuação no país. O número impressiona não só pela grandiosidade, mas também pelo peso que a marca tem na indústria nacional — sozinha, é responsável por mais de um quarto dos 100 milhões de veículos fabricados no Brasil desde o início da produção automotiva por aqui.
Mais de 200 mil pessoas já passaram pelas linhas de produção da empresa, ajudando a consolidar a Volkswagen como uma das maiores fabricantes de automóveis da história do país.
O carro que carimbou esse número simbólico foi o Polo, atualmente o modelo de passeio mais vendido do Brasil. Líder absoluto de vendas nos últimos quatro meses (abril a julho de 2025), o Polo também vive um momento especial: em 2025, completa 50 anos desde o lançamento mundial, já soma mais de 20 milhões de unidades vendidas em todo o planeta e, no Brasil, acaba de ultrapassar a marca de 1 milhão de unidades produzidas. Aqui, o modelo é fabricado nas unidades de Anchieta, em São Bernardo do Campo, e de Taubaté, ambas em São Paulo.
Para a Volkswagen, o Brasil e a América do Sul ocupam um papel estratégico. “A operação da Volkswagen do Brasil é fundamental para a estratégia global da marca e a maior da América do Sul. A região é o terceiro maior mercado da Volkswagen no mundo, atrás apenas da China e da Alemanha, e foi a que mais cresceu neste ano, com alta de 21,4%, representando 11% do volume global”, afirmou Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen América do Sul. Segundo ele, a empresa atravessa um ciclo de investimentos de R\$ 20 bilhões até 2028, com 21 lançamentos programados e a estreia da era dos híbridos na região.
O presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, reforçou o simbolismo do momento: “Poucas marcas no mundo têm o privilégio de celebrar 26 milhões de veículos produzidos. Ao longo da nossa história, sempre estivemos comprometidos com a evolução da indústria brasileira, com a geração de empregos e com a inovação. Queremos seguir crescendo junto com o Brasil e os brasileiros.”
A produção que sustenta esse marco é resultado do trabalho das três fábricas da marca no país: Anchieta (São Bernardo do Campo, SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR). Os motores, por sua vez, são produzidos em São Carlos (SP).