A Volkswagen prepara uma mudança significativa em sua linha de veículos no Brasil com o lançamento do T-Cross híbrido flex, previsto para 2027. O modelo será equipado com um sistema híbrido leve de 48 Volts, baseado na tecnologia eTSI Plus da Audi, e promete desempenho superior aos sistemas convencionais de 12V utilizados atualmente em modelos como o Fiat Pulse e o Fastback.

Foto: Garagem 360.
A mesma tecnologia será incorporada à próxima geração do Nivus, ampliando a presença da motorização híbrida leve no portfólio da marca. O sistema permitirá tração elétrica em momentos de alta carga, como arrancadas e retomadas, funcionando de maneira semelhante ao Bio-Hybrid e-DCT da Stellantis, presente em modelos como o Jeep Renegade e o Commander.
Tecnologia e desempenho
O conjunto híbrido leve da Volkswagen será composto por um motor elétrico de 24 cavalos de potência e 23,5 kgfm de torque, integrado a um motor 1.5 TSI Evo2. Embora não se trate de um sistema híbrido completo (HEV), o MHEV (mild-hybrid electric vehicle) da marca alemã permitirá que o motor elétrico atue de forma independente em situações específicas, como partidas e manobras de baixa velocidade.
Além de melhorar a eficiência energética, o sistema eTSI Plus contará com regeneração de energia nas frenagens, contribuindo para a redução do consumo de combustível e das emissões de poluentes. A proposta é oferecer uma alternativa mais sustentável e eficiente, sem comprometer o desempenho.
Comparativo com o sistema da Stellantis
Embora ambos os sistemas operem com voltagem de 48V, há diferenças técnicas relevantes entre o MHEV da Volkswagen e o Bio-Hybrid e-DCT da Stellantis. O sistema da Stellantis oferece 30 cavalos de potência elétrica, enquanto o da Volkswagen entrega 24 cv. A bateria da Volkswagen também é maior, com capacidade de 1,7 kWh (LFP), em comparação aos 0,9 kWh (NMC) da Stellantis.
Confira a comparação técnica entre os dois sistemas:
Especificação | Volkswagen MHEV Plus | Stellantis Bio-Hybrid e-DCT |
---|---|---|
Voltagem | 48V | 48V |
Potência elétrica | 24 cv | 30 cv |
Torque elétrico | 23,5 kgfm | Não divulgado |
Bateria | 1,7 kWh (LFP) | 0,9 kWh (NMC) |
Velocidade máxima elétrica | Não divulgado | 30 km/h |
Fonte: Audi e Stellantis
Perspectivas para o mercado brasileiro
O T-Cross híbrido flex será um dos primeiros modelos da Volkswagen a adotar essa tecnologia no Brasil, onde sistemas MHEV ainda são pouco comuns. A iniciativa representa uma aposta da marca em soluções intermediárias entre os veículos a combustão e os totalmente elétricos, oferecendo ganhos em eficiência sem exigir infraestrutura de recarga.
Com essa estratégia, a Volkswagen se posiciona para competir diretamente com marcas que já investem em eletrificação parcial, como a Stellantis, e reforça seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor automotivo.
Com informações do Garagem 360.