A Stellantis está prestes a dar um passo importante na eletrificação do mercado brasileiro com o lançamento do novo Peugeot 208 equipado com motorização semi-híbrida. O modelo, que já circula em testes sem camuflagem, será o primeiro da marca francesa a ser totalmente desenvolvido no Brasil com esse sistema, marcando uma nova fase na estratégia de sustentabilidade da montadora.

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O novo 208 virá com o motor 1.0 turbo de três cilindros, já conhecido por equipar os Fiat Pulse e Fastback, aliado a um motor elétrico auxiliar de 4 cv. Embora esse motor elétrico não mova as rodas sozinho, ele substitui o alternador e o motor de partida, contribuindo para a redução de consumo de combustível e emissão de poluentes. A potência total permanece em 130 cv, com torque de 20,4 kgfm, garantindo uma condução ágil e confortável.
Apesar de não ser um híbrido completo, a Stellantis utiliza o termo “Hybrid” estrategicamente, aproveitando regulamentações brasileiras que permitem essa classificação quando parte do consumo é feito com eletricidade. Essa abordagem já é adotada por outras marcas como CAOA Chery e Kia.
A expectativa é que o novo Peugeot 208 semi-híbrido chegue ao mercado ainda em 2025, seguido por outros modelos da linha francesa, como o SUV compacto Peugeot 2008 e os Citroën Basalt e Aircross, que também devem receber o sistema parcialmente eletrificado.
Com a crescente demanda por veículos mais eficientes e sustentáveis, a aposta da Stellantis no desenvolvimento local de tecnologias híbridas reforça seu compromisso com a inovação e a adaptação às exigências ambientais. A tendência é que, nos próximos anos, todos os modelos da marca passem a contar com motorização híbrida ou semi-híbrida, acompanhando o avanço global da eletrificação.
Com informações do Garagem 360.