O Chevrolet Cruze, modelo que conquistou muitos fãs no Brasil ao longo dos anos, voltou ao mercado em 2026. No entanto, seu retorno não se deu nos moldes esperados pelo público brasileiro. A nova versão, lançada exclusivamente para o Oriente Médio, representa uma repaginação do Chevrolet Monza, veículo vendido na China desde 2018, e não exatamente uma evolução do Cruze anteriormente comercializado.

Foto: Divulgação.
O design do Cruze 2026 mantém a identidade visual de um sedã médio, com linhas marcantes e grade frontal com barra cromada central, conferindo certa sofisticação à estética do carro. No interior, o modelo apresenta dois painéis de 10,25 polegadas, integrando o cluster digital e o sistema multimídia. As versões LS e LT trazem diferenças de acabamento: a primeira com bancos de tecido simples, e a segunda com couro sintético e a opção “Captain Blue”, de apelo estilizado mas longe de representar luxo.
O motor também está longe do desempenho que marcou o Cruze nos seus anos anteriores. A versão 2026 é equipada com um propulsor 1.5 aspirado que entrega cerca de 111 cv e torque de 14,2 kgfm, acoplado a um câmbio automatizado de seis marchas. Esse conjunto coloca o modelo abaixo das expectativas em termos de performance, especialmente se comparado a veículos da mesma categoria disponíveis em outros mercados.
A comercialização do novo Cruze está restrita a países do Oriente Médio, como Arábia Saudita, Kuwait, Omã, Jordânia e Líbano. Por ora, não há planos da Chevrolet de relançar o modelo no Brasil ou nos Estados Unidos. A decisão reflete a queda na demanda por sedãs médios nesses mercados, onde SUVs compactos têm dominado as preferências dos consumidores.
Portanto, o Cruze 2026 pode agradar quem procura um carro moderno e simples, com visual atualizado e bom custo-benefício. No entanto, aqueles que esperavam o retorno de um sedã potente, refinado e com DNA esportivo podem se decepcionar com essa versão que, embora carregue o nome Cruze, apresenta características bem distintas do modelo original.
Com informações do Garagem 360.