Enquanto algumas montadoras apostam em kits de reparo para economizar espaço e reduzir custos, o bom e velho estepe continua sendo item essencial para motoristas que prezam pela segurança nas estradas.

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Com a evolução dos veículos e a diversidade de modelos disponíveis no Brasil, os tipos de pneus reservas também passaram por mudanças. Hoje, compreender as variações e funcionalidades dos estepes é indispensável para garantir mobilidade em situações de emergência.
Confira abaixo os quatro tipos mais comuns utilizados por motoristas no país:
1. Estepe convencional
Mais utilizado nos carros brasileiros, o modelo tem as mesmas dimensões dos pneus originais e pode ser usado como substituto definitivo, sem comprometer a condução do veículo.
2. Estepe temporário
Também conhecido como “fininho”, tem medidas reduzidas e exige cautela: a velocidade máxima recomendada é de 80 km/h. Apesar de limitado, é uma solução prática e leve, ideal para deslocamentos curtos.
3. Estepe externo
Comum em SUVs, esse tipo de estepe é instalado na parte traseira do veículo. A posição garante mais espaço interno, mas deixa o pneu vulnerável a furtos. É bastante reconhecido em modelos como o Ford Ecosport.
4. Estepe compacto e tipo “donut”
Semelhantes ao temporário, esses modelos têm diâmetro reduzido e alta exigência de pressão. O estepe do tipo donut é restrito a trajetos urbanos e, por segurança, proibido em rodovias brasileiras.
Saber escolher o estepe ideal para seu carro é um cuidado que pode evitar dores de cabeça — e imprevistos — no trânsito. Em qualquer situação, ele continua sendo um aliado valioso na rotina automobilística.