Estepes não são todos iguais: conheça os 4 principais tipos no mercado brasileiro

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Enquanto algumas montadoras apostam em kits de reparo para economizar espaço e reduzir custos, o bom e velho estepe continua sendo item essencial para motoristas que prezam pela segurança nas estradas.

Foto: Shutterstock.

Com a evolução dos veículos e a diversidade de modelos disponíveis no Brasil, os tipos de pneus reservas também passaram por mudanças. Hoje, compreender as variações e funcionalidades dos estepes é indispensável para garantir mobilidade em situações de emergência.

Confira abaixo os quatro tipos mais comuns utilizados por motoristas no país:

1. Estepe convencional

Mais utilizado nos carros brasileiros, o modelo tem as mesmas dimensões dos pneus originais e pode ser usado como substituto definitivo, sem comprometer a condução do veículo.

2. Estepe temporário

Também conhecido como “fininho”, tem medidas reduzidas e exige cautela: a velocidade máxima recomendada é de 80 km/h. Apesar de limitado, é uma solução prática e leve, ideal para deslocamentos curtos.

3. Estepe externo

Comum em SUVs, esse tipo de estepe é instalado na parte traseira do veículo. A posição garante mais espaço interno, mas deixa o pneu vulnerável a furtos. É bastante reconhecido em modelos como o Ford Ecosport.

4. Estepe compacto e tipo “donut”

Semelhantes ao temporário, esses modelos têm diâmetro reduzido e alta exigência de pressão. O estepe do tipo donut é restrito a trajetos urbanos e, por segurança, proibido em rodovias brasileiras.

Saber escolher o estepe ideal para seu carro é um cuidado que pode evitar dores de cabeça — e imprevistos — no trânsito. Em qualquer situação, ele continua sendo um aliado valioso na rotina automobilística.

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