Salvador reduz mortes de motociclistas em 37% no primeiro semestre de 2025

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Por Emerson Pereira – Foto Jefferson Peixoto/PMS

Salvador registrou uma queda significativa no número de mortes no trânsito durante os seis primeiros meses de 2025. De acordo com a Superintendência de Trânsito (Transalvador), o número total de vítimas fatais caiu 19% em comparação com o mesmo período do ano passado. O dado mais expressivo é a redução de 37% nas mortes de motociclistas, categoria que historicamente lidera as estatísticas de sinistros fatais na capital.

Entre janeiro e junho deste ano, foram registrados 22 óbitos de condutores de motos, contra 35 no primeiro semestre de 2024. No total, 61 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito em Salvador em 2025, ante 75 no mesmo intervalo do ano anterior.

Houve também uma queda de 25% nas mortes de condutores de automóveis, com três registros este ano contra quatro em 2024. Entre os ciclistas, a redução foi de 50%, passando de dois para um óbito.

Esforços da Transalvador

Para a Transalvador, os números refletem o impacto positivo de ações integradas de engenharia, educação e fiscalização. Entre as principais iniciativas está a implantação da primeira motofaixa da cidade, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), como forma de ordenar o tráfego e reduzir o risco de colisões envolvendo motociclistas — grupo que mais cresce na frota e também mais se expõe a riscos.

“A redução das mortes é um sinal de que estamos no caminho certo, mas seguimos com cautela. Preservar vidas é um compromisso contínuo”, afirmou o superintendente da Transalvador, Diego Brito. Ele destaca que o envolvimento da sociedade também é essencial. “Respeitar as regras e ter empatia no trânsito são atitudes fundamentais para que possamos continuar avançando.”

Educação, fiscalização e infraestrutura

Além da motofaixa, a gestão municipal intensificou campanhas educativas com foco nos motociclistas, especialmente durante o movimento Maio Amarelo, com ações em rádio, TV e outdoors. Também foram realizadas rodas de conversa, distribuição de material informativo e reforço das blitz educativas.

No campo da fiscalização, a atuação presencial foi somada ao uso de videomonitoramento, ampliando o controle sobre condutas de risco, como condução irregular e conversões proibidas. A Transalvador também promoveu intervenções no redesenho viário para eliminar “atalhos” perigosos que favoreciam acidentes.

Desafio crescente com o aumento da frota

Apesar dos avanços, o cenário exige atenção contínua. Salvador tem hoje mais de 1,15 milhão de veículos registrados, segundo o Detran-BA, sem contar os que circulam de outras cidades. A frota de motos, especificamente, cresceu 38,5% nos últimos cinco anos — passando de 160.792 veículos em 2020 para 222.653 em 2025.

Esse crescimento impõe desafios adicionais à segurança viária, sobretudo em uma cidade com tráfego denso e infraestrutura urbana limitada em algumas regiões. Segundo Brito, Salvador assumiu junto à ONU o compromisso de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2030. “Mais do que uma meta internacional, esse é um pacto com a vida dos soteropolitanos”, destacou.

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