O foco da investigação da NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário) é o sistema BTSI (Brake Transmission Shift Interlock), que pode falhar e permanecer na posição “aberta”. Isso permite que o veículo seja movido da posição de estacionamento sem a chave na ignição ou sem pressionar o pedal do freio, criando risco de deslocamento inesperado — o chamado rollaway.

Foto: Divulgação.
Histórico dos recalls:
- 2017 (Recall 17V-821): Cerca de 1,4 milhão de picapes RAM foram convocadas.
- 2018 (Recall 18V-100): Mais 180 mil unidades foram incluídas.
- Ambos os recalls tentaram corrigir o superaquecimento do BTSI, que deformava componentes plásticos e comprometia a trava de segurança.
Por que a investigação foi reaberta?
- Foram registradas 14 reclamações de falhas pós-recall.
- Há seis relatos de ferimentos, embora nenhuma morte tenha sido confirmada.
- A NHTSA quer verificar se os reparos foram eficazes e se há outras causas subjacentes para os incidentes.
Por enquanto, não há novo recall, mas a investigação pode levar a novas ações corretivas. A RAM (do grupo Stellantis) ainda não se pronunciou oficialmente.
Com informações do Garagem 360.