O Volkswagen Polo pode estar com os dias contados no mercado brasileiro. Apesar de seu histórico de popularidade, o hatch parece ter atingido seu limite de crescimento. A chegada do SUV urbano Tera sinaliza uma nova fase para a montadora alemã no país — mais alinhada com as preferências atuais dos consumidores.

Foto: Divulgação.
SUVs em alta, hatchbacks em queda
A substituição do Polo reflete uma tendência clara no setor automotivo: os SUVs, cada vez mais desejados, vêm ocupando o espaço dos tradicionais hatches. A Volkswagen acompanha esse movimento e enxerga no Tera uma oportunidade de modernização da linha e maior competitividade.
Com estilo mais robusto, maior espaço interno e posição de dirigir elevada, o Tera atende a uma demanda crescente do mercado por versatilidade e conforto.
Queda no desempenho do Polo e Polo Track
Enquanto o Novo Polo apresentou queda no volume de vendas entre 2024 e 2025, o Polo Track — versão mais acessível — não demonstrou força suficiente para sustentar a presença do modelo no portfólio da marca a longo prazo.
A redução do apelo comercial e a concorrência acirrada com modelos como Fiat Strada e SUVs compactos colocam em xeque o futuro do hatch.
Tera: o novo protagonista da Volkswagen
Posicionado como crossover urbano de entrada, o Tera une estilo moderno, maior altura do solo e preço competitivo. A estratégia da Volks parece clara: focar em um modelo com potencial de liderança em um segmento em expansão.
Embora a montadora não tenha confirmado oficialmente o fim do Polo, os indícios apontam para uma transição gradual, na qual o Tera assume o protagonismo nos próximos anos.
E agora?
A mudança pode impactar consumidores fiéis ao Polo, mas também abre espaço para uma nova fase de inovação e atualização do portfólio da marca no Brasil. Para quem pretende adquirir um Polo ou Polo Track, pode ser o momento ideal — antes que o modelo saia de vez das concessionárias.
Com informações do Garagem 360.