O Governo de Minas Gerais apresentou, nesta quinta-feira (12), um ambicioso plano de investimentos em infraestrutura de transporte e logística. Com base no Plano Estadual de Logística e Transportes (Pelt-MG), o estado prevê mais de R$ 513 bilhões em aportes públicos e privados, distribuídos em mais de 480 empreendimentos e cerca de 4.582 obras.

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Ferrovias lideram os investimentos
Cerca de 65% dos recursos serão destinados à malha ferroviária, com foco na logística de cargas. Entre os projetos anunciados estão:
- Implantação de trecho na Ferrovia Norte-Sul (Rumo Malha Central)
- Ampliação de trechos nas ferrovias da MRS Logística, Vale (EFVM) e Ferrovia Centro-Atlântica (FCA)
- Manutenção do Pátio Ferroviário de Santos Dumont
- Adequações em Juiz de Fora e resolução de conflitos urbanos ferroviários
Atualmente, Minas Gerais possui 4.280 km de ferrovias, sendo a maior parte operada pela FCA, que conecta o estado à Bahia.
Nova hidrovia no São Francisco
Outro destaque é o projeto da Nova Hidrovia do Rio São Francisco, que ligará Pirapora (MG) a Ibotirama (BA), com 1.371 km de extensão navegável e investimento estimado em R$ 1 bilhão. A hidrovia visa facilitar o escoamento de grãos, insumos agrícolas e minerais, além de reduzir custos logísticos em até 40%.
A iniciativa será executada em três etapas e integrará modais ferroviários e rodoviários, com expectativa de transportar 5 milhões de toneladas por ano já no início da operação.
Foco estratégico e desenvolvimento regional
Segundo o secretário de Infraestrutura, Pedro Bruno, Minas será o “epicentro do investimento em infraestrutura do país” nos próximos anos. O plano também prevê estudos para um ferroanel na região metropolitana de Belo Horizonte e linhas regionais de passageiros, como a ligação entre Divinópolis e BH.
Com informações do Estadão Mobilidade.