Mibot: o carro elétrico de R$ 38 mil que faz sucesso no Japão

0
30

O mibot, desenvolvido pela startup japonesa KG Motors, está chamando atenção por sua proposta inovadora. Trata-se de um carro elétrico compacto, projetado para transporte individual e com preço significativamente mais baixo que os concorrentes.

Foto: CEO da KG Motors, Kazunari Kusunoki ( Toru Hanai/Bloomberg) / Gávea News

O modelo já é um sucesso no Japão, sendo apontado como um possível futuro para a mobilidade urbana.

Pequeno no tamanho, grande no impacto

Fundada em 2022 pelo empresário Kazunari Kusunoki, a KG Motors desenvolveu o mibot com um objetivo claro: oferecer uma alternativa prática para regiões onde carros convencionais são grandes demais e o transporte público é ineficiente.

“Os carros são simplesmente grandes demais”, afirmou Kusunoki, explicando a visão por trás do projeto.

O mibot tem menos de 1,5 metro de altura, alcança uma velocidade máxima de 60 km/h e possui autonomia de até 100 km. Além disso, sua bateria pode ser totalmente recarregada em cinco horas, tornando-o ideal para deslocamentos curtos, tanto em áreas urbanas quanto rurais.

A demanda pelo veículo já é alta: mais da metade das 3.300 unidades planejadas até 2027 foi reservada, com as primeiras entregas previstas para Hiroshima e Tóquio.

Preço acessível e estrutura simplificada

Com um preço inicial de 1 milhão de ienes (cerca de R$ 38 mil), o mibot custa metade do valor do elétrico mais vendido do Japão, o Nissan Sakura.

Isso ocorre porque sua estrutura é simplificada: uma bateria, um motor e eletrônica básica montados sobre um chassi de quatro rodas, reduzindo drasticamente os custos de produção.

Apesar de prever um prejuízo inicial, Kusunoki espera alcançar equilíbrio financeiro a partir da segunda leva de produção, com uma meta de até 10 mil unidades por ano.

Desafios no mercado japonês

Apesar do sucesso do mibot, a aceitação dos carros elétricos no Japão ainda enfrenta desafios. Em 2023, apenas 3,5% dos veículos vendidos no país eram elétricos—um índice bem abaixo da média global.

“Muita gente no Japão parece acreditar que os EVs nunca se tornarão populares”, destacou Kusunoki.

Se a demanda pelo mibot continuar crescendo, ele pode representar uma mudança na percepção do mercado japonês sobre veículos elétricos.

Com informações do Terra.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here