Montadora chinesa Neta enfrenta crise e risco de falência

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A Neta Auto, montadora chinesa de veículos elétricos, está passando por uma grave crise financeira, acumulando dívidas de US$ 1,4 bilhão e enfrentando um processo de falência na China.

Foto: Divulgação.

Queda nas vendas e dificuldades financeiras

Desde o final de 2024, a empresa começou a reduzir a produção devido à queda nas vendas e problemas na cadeia de fornecimento. Em janeiro de 2025, a montadora registrou uma queda de 98% nas vendas, passando de 18 mil unidades para apenas 400 veículos licenciados.

A crise levou a greves, dificuldades com fornecedores e tentativas de negociação com fundos econômicos internacionais para obter capital emergencial. No entanto, a empresa colapsou e agora enfrenta mais de 400 disputas judiciais e 90 processos de execução.

Situação no Brasil

A Neta desembarcou no Brasil em agosto de 2024, trazendo os modelos elétricos Aya e X, com preços de R$ 133.900 e R$ 209.900, respectivamente. No entanto, apenas 46 unidades foram vendidas até agora, segundo a Fenabrave.

Além disso, a empresa desativou suas redes sociais no Brasil, e algumas concessionárias que planejavam abrir lojas cancelaram seus planos antes mesmo da inauguração.

Processo de falência e remoção da logo

A Hozon Auto, controladora da Neta, está passando por uma revisão de falência nos tribunais chineses. A empresa também enfrenta um processo judicial movido por uma agência de publicidade, devido a uma dívida de US$ 730 mil por serviços prestados entre 2022 e 2023.

Recentemente, a logo da Neta foi removida de sua sede na China, aumentando os rumores sobre o fechamento da empresa. A montadora alegou que a remoção ocorreu devido ao fim do contrato de locação do imóvel, e que está se preparando para uma mudança de endereço, ainda não divulgado.

Futuro incerto

Com a produção paralisada, redução salarial de até 75% e insatisfação de acionistas e fornecedores, o futuro da Neta Auto parece cada vez mais incerto.

Com informações do Terra.

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