Projeto de restauração resgata patrimônio da antiga ferrovia Sorocabana

0
13

Após décadas de abandono, o governo de São Paulo pretende recuperar parte do patrimônio ferroviário da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, incorporando algumas estações ao Trem Intercidades Eixo Oeste (TIC), que ligará Sorocaba à capital paulista. A iniciativa prevê investimentos de R$ 223 milhões para restaurar três estações históricas, além da reconstrução de uma delas, que foi demolida.

Foto: edesonsouza/adobe.stock.com

O projeto, atualmente em consulta pública, tem leilão previsto para o último trimestre de 2025 e busca preservar a identidade das construções históricas, além de integrar esses espaços à nova linha ferroviária.

Resgate de estações tombadas e reconstrução

Entre as estações que serão restauradas, destacam-se Sorocaba e São Roque, ambas tombadas como patrimônio histórico. A estação de Brigadeiro Tobias, no entanto, precisará ser reconstruída do zero, uma vez que foi demolida por moradores em 2019, após décadas de abandono.

Investimentos nas estações do TIC Eixo Oeste

R$ 49 milhões para a Estação Sorocaba
R$ 37 milhões para Brigadeiro Tobias
R$ 37 milhões para São Roque
R$ 31 milhões para Amador Bueno
R$ 31 milhões para Carapicuíba
R$ 3 milhões para Água Branca
R$ 34 milhões para Antônio João

Segundo Augusto Almudin, diretor de assuntos corporativos da Companhia Paulista de Parcerias, a revitalização dessas estações é essencial para manter viva a história ferroviária do estado. “São Paulo se desenvolveu às margens da ferrovia, e a Sorocabana é um desses grandes exemplos”, afirmou Almudin.

Impacto na preservação do patrimônio ferroviário

O projeto prevê que as obras respeitem elementos arquitetônicos históricos, garantindo que as estações preservem sua identidade original. Em São Roque, por exemplo, a nova estrutura será integrada ao turismo local, aproveitando o Roteiro do Vinho, que atrai cerca de 600 mil visitantes por ano.

Entretanto, algumas estações ficaram fora da lista inicial de recuperação, como Alumínio e Mairinque, primeira construção de concreto armado no Brasil. Caso a demanda aumente, há possibilidade de que esses pontos sejam incluídos em futuras etapas do projeto.

Situação atual das estações ferroviárias

O trecho entre Mairinque e Sorocaba está completamente abandonado, com trilhos cobertos por vegetação. A Estação São João Novo, de 1921, está preservada, mas sem uso. A Estação Sorocaba, que abriga o Museu Ferroviário, continua de pé, mas com estrutura comprometida.

A restauração das estações da antiga ferrovia Sorocabana é um passo importante para valorizar a história do transporte ferroviário no estado, além de impulsionar novas conexões entre as cidades do interior e a capital.

Com informações do Estadão Mobilidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here