As obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo seguem em ritmo acelerado, com previsão de conclusão total para 2028. Quando finalizada, a linha ligará Vila Madalena a Penha, beneficiando 1,2 milhão de pessoas e ampliando significativamente a mobilidade urbana na zona leste da capital paulista.

Foto: Divulgação/Metrô
Estágio das obras e previsão de entrega
A expansão da Linha 2-Verde está dividida em duas fases principais. A fase 1 compreende a construção de nove novas estações, com previsão de entrega parcial até 2027 e conclusão do trecho até 2028.
- Primeiro trecho (previsão de entrega até 2027)
Orfanato – 85% concluída
Santa Clara – 83% concluída
Anália Franco – 88% concluída
Vila Formosa – 60% concluída
- Segundo trecho (previsão de entrega até 2028)
Santa Isabel – 69% concluída
Guilherme Giorgi – 82% concluída
Aricanduva – 72% concluída
Penha – 66% concluída
Além disso, na fase 2, a linha será estendida até Guarulhos, com conexões para as linhas 12-Safira e 13-Jade na futura estação Gabriel Mistral, e para a Linha 19-Celeste na estação Dutra.
Impacto na mobilidade urbana
A expansão da linha 2-Verde aumentará sua extensão para 29,2 quilômetros, permitindo conexão com outras seis linhas, incluindo:
Linha 3-Vermelha (Anália Franco e Penha)
Linha 11-Coral da CPTM (Penha)
Linha 16-Violeta (futuramente em Anália Franco)
Com a inauguração das novas estações, o sistema passará a atender 320 mil passageiros adicionais por dia, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis em 20,5 milhões de litros por ano e diminuindo a emissão de 41 mil toneladas de poluentes.
Complexo Rapadura: estrutura essencial para a operação
Entre as estações Vila Formosa e Santa Isabel, será construído o Complexo Rapadura, que servirá como pátio de manutenção dos trens, base para manobras e estacionamento de veículos técnicos, além de garantir ventilação dos túneis e saída de emergência.
A ampliação da Linha 2-Verde representa um grande avanço para a mobilidade urbana paulistana, oferecendo um sistema de transporte mais eficiente, sustentável e interligado com outras regiões da cidade e da Grande São Paulo.
Com informações do Estadão Mobilidade.