A construção da Ponte Salvador-Itaparica enfrenta novos desafios contratuais. Segundo o governador Jerônimo Rodrigues (PT), a empresa CCECC, que recentemente entrou no consórcio responsável pela obra, solicitou um aporte público adicional de R$ 1,5 bilhão do Banco do Nordeste, além dos R$ 3 bilhões já investidos pela estatal.

Foto: Matheus Caldas/Aratu On
Motivos do impasse
O pedido de financiamento foi feito durante a viagem do governador à China, onde ele se reuniu com representantes das empresas envolvidas no projeto. A solicitação da CCECC foi um dos fatores que travaram a assinatura do acordo entre o governo da Bahia e o Consórcio Ponte Salvador-Itaparica, com mediação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Além da questão financeira, a empresa chinesa também pediu:
- Agilidade na concessão de vistos para engenheiros chineses que atuarão na obra.
- Correção de problemas geológicos, após sondagens identificarem uma rocha considerada mole em águas profundas, o que pode elevar os custos da construção.
Negociações e próximos passos
O governador afirmou que já mediou uma reunião com o Banco do Nordeste, inicialmente prevista para esta terça-feira (20), mas que foi adiada para o próximo mês. Além disso, Jerônimo se reuniu com a presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, que se comprometeu a intermediar conversas com empresas chinesas para viabilizar o financiamento solicitado.
A revisão contratual ocorre após o TCE-BA aprovar um aditivo contratual, reduzindo a concessão da ponte de 35 para 29 anos, com prazo de seis anos para conclusão.
Com informações do Aratu ON