Por Emerson Pereira – Foto Divulgação BYD
A expectativa de uma produção completa de carros no Brasil a partir de 2025 sofreu um ajuste de cronograma. Segundo Augusto Vasconcelos, gestor da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), do Governo da Bahia, a fábrica da BYD, que será instalada na antiga planta da Ford em Camaçari (BA), só estará plenamente operacional no final de 2026.
Apesar do adiamento, Vasconcelos afirmou que a produção terá início ainda este ano, em um modelo reduzido e no esquema SKD (montagem de componentes já prontos). Paralelamente, será realizada a contratação de mão de obra para essa fase inicial.
Capacitação e Expansão Gradual
Para suprir a demanda por trabalhadores especializados, uma plataforma de capacitação do Governo da Bahia já qualificou aproximadamente 500 profissionais para atuarem na BYD, com a previsão de novas vagas a serem abertas futuramente.
Mesmo com o atraso na fabricação completa, a empresa chinesa reafirma que a montagem de veículos começará nos próximos meses, ainda em capacidade reduzida, mas com um crescimento progressivo.
Mudança de Cronograma
Inicialmente, em março de 2024, a própria BYD havia anunciado que sua unidade industrial estaria operando a plena capacidade em 2025. Na época, o vice-presidente sênior da empresa, Alexandre Baldy, declarou que a produção completa sairia da planta de Camaçari para abastecer tanto o mercado brasileiro quanto outros países da América Latina.
Agora, com a alteração nos prazos, a BYD inicia sua trajetória na produção nacional de veículos elétricos de forma gradual, ajustando a expansão conforme a estrutura fabril se desenvolve. Apesar do ajuste na previsão inicial, a chegada da empresa ao Brasil representa um passo significativo para a indústria automotiva sustentável no país.