Modelo promete praticidade, longa autonomia e pode ser encomendado ainda em 2025
Foto: Divulgação/AltoVolo
A startup inglesa AltoVolo acaba de apresentar oficialmente o Sigma, seu novo projeto de carro voador. Compacto, silencioso e com tecnologia híbrida, o veículo do tipo eVTOL (aeronave de decolagem e pouso vertical) já passou por testes iniciais e deve ter as primeiras unidades disponíveis para encomenda ainda em julho de 2025.
O Sigma foi desenvolvido para operar com mais independência das infraestruturas públicas, como pistas e helipontos, oferecendo mais praticidade a quem busca voos de curta e média distância. Segundo a fabricante, o motor de 1.608 hp oferece versatilidade e eficiência, tanto no modo elétrico quanto no modo híbrido, com autonomia que pode chegar a 820 km no uso combinado.
Outro destaque do projeto é o nível de ruído reduzido. A AltoVolo afirma que o Sigma é até 80% mais silencioso que helicópteros tradicionais, podendo operar em áreas urbanas com menor impacto sonoro. Seu tamanho compacto permite que seja estacionado em garagens comuns, reforçando a proposta de acessibilidade no uso cotidiano.
- Velocidade média em longas distâncias de 354 km/h e velocidade máxima de 467 km/h
- Tempo de voo em pairado: 15 minutos
- Autonomia híbrida de 820 km e autonomia elétrica de 418 km.
- Peso: 980 kg
- Comprimento de 4.050 mm, largura de 4.800 mm e altura de 1.580 mm.
Com capacidade para três passageiros ou até 270 kg, o veículo atinge uma velocidade máxima de 467 km/h, podendo voar a altitudes de até 3.050 metros. Em viagens mais longas, a velocidade média estimada é de 354 km/h. Em termos de segurança, o Sigma conta com quatro jatos reclináveis — capazes de manter o voo mesmo se um falhar — e é equipado com paraquedas balístico.
A engenharia e o design do Sigma foram validados por Dr. Richard E. Brown, especialista da Sophrodyne Aerospace, e o projeto conta com o suporte tecnológico da Ansys, empresa conhecida por fornecer ferramentas de simulação para equipes de Fórmula 1. Essas parcerias reforçam a seriedade e o potencial do projeto.
Com 980 kg, o Sigma tem 4,05 metros de comprimento, 4,8 metros de largura e 1,58 metro de altura. No modo elétrico, sua autonomia é de 418 km, e o tempo de voo em posição estacionária (pairado) é de até 15 minutos. A proposta da AltoVolo é transformar o carro voador em uma solução viável, segura e eficiente para a mobilidade urbana do futuro.